Chico César faz show gratuito em Mostra Cultural na reitoria da UFU

O cantor, compositor e escritor Chico César se apresenta nesta sexta-feira (19) na Mostra Cultural da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu). O show “Estado de poesia” é baseado no mais recente álbum do artista, lançado em 2015. O evento foi organizado para comemorar a nova sede e os 37 anos de atuação do sindicato dos professores. Além do espetáculo, haverá lançamento de livros e exposição fotográfica. As atrações são gratuitas e acontecerão no pátio da reitoria da UFU, no campus Santa Mônica, às 19h.

Além do talento artístico, Chico César também se enveredou pelos rumos da política. Entre 2010 e 2014, foi Secretário de Cultura da Paraíba. A experiência como gestor público fez com que encontrasse uma série de empecilhos para que sua atuação fosse tão marcante quanto suas composições. “Percebi que havia muita demanda para poucos recursos. Mas a experiência foi ótima e descobri que a política é poética”, diz.

Chico César fará um show com foco no seu trabalho mais recente, “Estado de poesia” (2015) (Foto: Divulgação)

Foi do relacionamento com as mazelas da produção cultural em seu Estado natal, com as contradições e os contrastes encontrados na jornada frente a pasta da cultura que floresceu “Estado de poesia” (Urban Jungle/Natura Musical; R$ 24,90). O samba, o forró, o frevo e o reggae estão reunidos em um mesmo disco. “O povo brasileiro é fruto de uma mistura. Eu não quis apresentar uma estrela, mas o céu todo. Fui um homem de estado, que tive inúmeras percepções do que nosso povo enfrenta. Esse disco apresenta o meu estado interior diante disso tudo”, afirma.

No disco, Chico César destaca que a função social do artista é ir além da própria realidade, lidar com os fatores universais e transitar entre gêneros, ritmos. “Tem que ter de tudo um pouco. Esse é o momento certo para quem quer enxergar o infinito. Estamos em um período de muita polarização e enfrentamentos nas redes sociais. É preciso um pouco mais de reflexão”, diz. Nos planos do artista, em setembro, o DVD de “Estado de poesia” deverá ser gravado, ainda sem data e local definidos.

Comemoração

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu) atua há 37 anos junto aos professores. A nova sede permanecerá no mesmo endereço (rua Nelson Oliveira, 711, bairro Santa Mônica). No entanto, um novo prédio foi construído de modo a oferecer mais espaço aos associados ao sindicato. A Mostra Cultural também será a oportunidade para que a associação celebre e manifeste seu apoio aos ideais democráticos e direitos garantidos aos professores durante mais de três décadas de trabalho.

“Escolhemos o Chico César porque entendemos que ele é um artista inserido e engajado nessa mesma luta. A nova sede será de fato um espaço para os professores, com salas para reuniões e eventos, além de seu espaço político. O intuito é que a categoria frequente cada vez mais o seu próprio sindicato” afirma a secretária de cultura da Adufu, Olenir Maria Mendes.
SERVIÇO
A Mostra Cultural da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu) acontece sexta-feira (19), às 19h, no pátio da reitoria da universidade, no campus Santa Mônica (avenida João Naves de Ávila, 2121, bairro Santa Mônica). A entrada é gratuita. Outras informações: 3239-4411.